Diagnóstico e fases da doença

Diagnóstico 

O primeiro passo para o diagnóstico é a uma avaliação médica completa para analisar os fatores de risco e os sintomas, assim como o exame físico ginecológico completo, incluindo a avaliação do tamanho, localização, extensão do tumor e dos linfonodos (também conhecidos como gânglios) inguinais (na região da virilha). Deve-se realizar o exame de vulvoscopia para suspeita de lesões microscópicas e direcionar biópsias destas áreas.

A biópsia é indispensável para confirmar o diagnóstico. Após o diagnóstico positivo para neoplasia de vulva, deve-se realizar exames de imagem para complementar a avaliação da extensão da doença dependendo dos achados ao exame físico.

Os estágios da doença são avaliados conforme o tamanho do tumor, a presença de comprometimento de linfonodos e a presença de metástases em outros órgãos distantes da vulva.

Os estágios do câncer de vulva são classificados de I a IV, conforme a tabela abaixo. Como regra geral, quanto maior o número, mas avançado é o câncer. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as notícias e novidades do portal EVA

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conteúdo Relacionado

Vulva

Tratamento do Câncer de Vulva

Fui diagnosticada com câncer de vulva, e agora? O tratamento do câncer de vulva envolve múltiplas equipes e modalidades de tratamento. Para os casos iniciais,

Vulva

Diagnóstico e fases da doença

Diagnóstico  O primeiro passo para o diagnóstico é a uma avaliação médica completa para analisar os fatores de risco e os sintomas, assim como o