Há pesquisa para o meu caso?


O que devo saber sobre Pesquisa Clínica?

A Pesquisa Clínica é a pesquisa científica direcionada para estudos em seres humanos. É um ramo da pesquisa importante para a inovação e o progresso da ciência.

Qual o objetivo desses estudos?

Os estudos clínicos ficam disponíveis em poucos locais e por tempo limitado e, em geral, buscam resposta para uma questão de pesquisaO tratamento experimental é melhor em termos de eficácia e segurança, comparado ao tratamento convencional? A resposta a essa pergunta normalmente é apresentada em congressos, publicada em grandes revistas científicas internacionais e costumam mudar a prática médica em todo o mundo, caso os desfechos estudados favoreçam o tratamento experimental.

Como a pesquisa clínica pode me ajudar?

O método científico aplicado nos estudos clínicos permite a produção de trabalhos científicos que compõem a mais alta evidência para a descoberta de novos tratamentos, novas vacinas e melhores tecnologias para a saúde.  Assim, ao participar de um estudo clínico como voluntário, pode-se ter acesso a novas formas de diagnóstico e tratamento, além de contribuir ativamente com o desenvolvimento científico.

Como tenho acesso a esses estudos clínicos?

Os estudos seguem protocolos clínicos bem detalhados que são aprovados por autoridades regulatórias e comissões de ética locais, nacionais e internacionais, e devem ser conduzidos com rigor, obedecendo às Boas Práticas Clínicas. Muitos estudos clínicos são conduzidos em vários países e alguns podem estar disponíveis em algum centro de pesquisa em sua cidade.

Os centros de pesquisa clínica são parecidos com laboratórios?

Os centros de pesquisa clínica se localizam, em geral, dentro de centros de diagnóstico e tratamento, universidades e até em clínicas particulares. Normalmente, oferecem estudos de alta qualidade, com pessoal capacitado e dedicado à pesquisa clínica, dentre médicos, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, bolsistas e estagiários, e, ainda, de acesso totalmente gratuito. O ambiente dos centros de pesquisa, em geral, é mais parecido com um centro de tratamento médico convencional, com a diferença de ter mais recursos humanos e tecnológicos para a plena condução dos estudos.

Por que devo escolher participar de um estudo clínico e não seguir os tratamentos convencionais?

Ao procurar ou ser direcionado a um centro de pesquisa clínica, é importante saber que há ali um estudo clínico que passou por várias etapas para que finalmente estivesse disponível para sua participação. As etapas de desenvolvimento de um novo medicamento até chegar a um estudo clínico é longo, rígido e dispendioso. É importante ter em mente que houve um grande esforço colaborativo para que um estudo estivesse disponível no momento em que você é um provável candidato. Dito isso, o pesquisador clínico, responsável pela condução do estudo naquele centro de pesquisadeve orientá-lo sobre o protocolo, discutir questionamentos, retirar dúvidas sobre efeitos colaterais e esclarecer o caráter voluntário da sua participação. A escolha pela participação ou não no estudo é estritamente pessoal, e muitas vezes, uma difícil decisão. É importante que o participante se sinta seguro e confortável em participar do estudo, confiante na equipe do centro e ciente que pode solicitar sua descontinuação no estudo em qualquer momento, por qualquer motivo. Após o processo de consentimento aplicado e a concordância em participar, iniciam-se os procedimentos do estudo clínico, propriamente dito.

Se você tem alguma dúvida se há algum protocolo de pesquisa que possa ser útil para o seu caso, acesse:

https://vencerocancer.org.br/estudos-clinicos/

https://vencerocancer.org.br/protocolos/

Escrito por: Eduardo Cronemberger

2024 - eva.org.br - Todos os direitos reservados.

Busca na plataforma


Login







Seja Membro


A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.

Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.











Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado


Recuperação de senha