Diagnóstico e Estadiamento dos Sarcomas Uterinos

Exames ginecológicos: a ida regular ao médico pode ajudar a diagnosticar a doença em sua forma precoce. A história, o exame físico geral e o exame da pelve são muito importantes para identificar anormalidades e suspeitar do diagnóstico.

Como é feito o diagnóstico do sarcoma uterino?

Embora a ultrassonografia e a ressonância magnética possam levantar suspeitas da neoplasia, nenhuma imagem é característica do sarcoma uterino, sendo muito difícil o diagnóstico antes da cirurgia.

Ultrassonografia – esse exame é capaz de identificar massas focais dentro do útero, porém muitas vezes é semelhante ao encontrado nos leiomiomas uterinos (fibromas benignos).

Ressonância Nuclear Magnética – esse exame produz imagens mais detalhadas e precisas da região da pelve e dos tumores.

Exame de sangue – Pode haver aumento no sangue de uma substância conhecida como Ca125 (proteína que ocorre naturalmente no corpo e que pode servir como um marcador tumoral para cânceres de ovário e endométrio) e de uma enzima chamada LDH – lactato desidrogenase (enzima presente dentro das células responsável pelo metabolismo da glicose no organismo).

Biópsia – A biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para exame ao microscópio que pode fazer um diagnóstico definitivo.

Como os sarcomas uterinos se originam no miométrio, muitas vezes há falha no diagnóstico desses tumores através da biópsia endometrial pré operatória. Um resultado negativo não impede o diagnóstico desta neoplasia, sendo necessário que a amostra completa do útero seja examinada.

A maioria das mulheres com sarcomas uterinos é submetida à cirurgia para condições benignas e recebem o diagnóstico de certeza após a cirurgia.

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as notícias e novidades do portal EVA

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Conteúdo Relacionado

Vulva

Tratamento do Câncer de Vulva

Fui diagnosticada com câncer de vulva, e agora? O tratamento do câncer de vulva envolve múltiplas equipes e modalidades de tratamento. Para os casos iniciais,

Vulva

Diagnóstico e fases da doença

Diagnóstico  O primeiro passo para o diagnóstico é a uma avaliação médica completa para analisar os fatores de risco e os sintomas, assim como o