A deputada Edna Macedo (Republicanos) participou de audiência pública de combate ao HPV, doença associada a diversos tipos de câncer, nesta quinta (26) e sexta-feira (27). O tema foi “Semana de conscientização do HPV: Construindo políticas públicas no combate ao vírus”.
A deputada integra a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de São Paulo e tem a área como uma de suas principais pautas. O engajamento da parlamentar é ainda maior no âmbito da saúde da mulher. “Há anos que venho lutando pelas mulheres, para que possam realizar os seus exames.”
O evento, realizado e transmitido de maneira remota pelo canal no YouTube da TV Alesp e pelas redes sociais da deputada, contou com a presença de especialistas da área. Foram debatidos meios de levar conscientização da doença à população, formas efetivas de prevenção e a importância do dignóstico e do tratamento precoces.
Vale ressaltar que o tema ainda é tratado como tabu, já que uma das formas de transmissão ocorre por meio de relações sexuais, o que dificulta sua prevenção. Outras maneiras de transmissão são por contato direto com a pele ou mucosa infectadas e na hora do parto.
Outro aspecto que interfere no diagnóstico e tratamento é que o HPV não costuma apresentar sintomas, levando o infectado a conviver com a doença sem saber, até que se manifeste – geralmente quando o sistema imunológico fica enfraquecido.
O HPV pode causar câncer de colo de útero, câncer do ânus, câncer de pênis, câncer de vulva e câncer vaginal, sendo os tipos 16 e 18 responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, quarto tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo.
Atualmente o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece de forma gratuita a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, mulheres imunossuprimidas de 9 a 45 anos e homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos.
Matéria completa: https://noticias.r7.com/saude/deputada-edna-macedo-realiza-audiencia-publica-sobre-o-hpv-27082021
Atividade física contribui para prevenção de câncer de endométrio e outros doze tumores
Dia Mundial do Câncer: Câncer de colo do útero, ovário e endométrio respondem por 13% dos casos nas brasileiras
Setembro em flor e a campanha de conscientização sobre cânceres ginecológicos
Setembro em Flor: campanha alerta para os cânceres ginecológicos – Com Você
Especialistas debatem na ALESP a ampliação, conscientização e adesão à vacina contra HPV
Prevenção e diagnóstico precoce são o caminho para diminuição de mortes por câncer do colo do útero
Chave Pix:
21.610.750/0001-55 (Associação Brasileira de Tumores Ginecológicos)
A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.
Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.
O cadastro pode levar até 10 dias úteis para ser liberado mediante a análise.