O que é e tipos de Câncer de Endométrio

Câncer de Endométrio

Escrito por:

Ilana Polegatto

Geórgia Cintra

Fabio F. O. Rodrigues

Rachelle Grazziotin Reisner

Rosane Oliveira Sant’Ana

Daniela de Freitas

Donato Callegaro Filho

Revisado por: Graziela Zibetti Dal Molin

O que é endométrio?

O útero é o órgão reprodutor feminino, tem o tamanho próximo ao de uma pera e fica na região da pelve. Ele é oco e seu interior e é composto por três camadas; a sua camada mais interna é o endométrio. Além dele há o miométrio, que é uma camada muscular que permite ao útero aumentar durante a gestação e diminuir após o parto e a serosa, espécie de capa fininha que o envolve. É o endométrio que sofre alterações estruturais cíclicas durante o ciclo menstrual sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

O que é o câncer de endométrio? 

No câncer de endométrio, as células que começam a crescer desordenadamente, formando os tumores, são as células do endométrio. É um tipo de câncer frequente, que ocorre principalmente em mulheres após a menopausa e que normalmente está apenas no útero no momento do diagnóstico.

Quais são os tipos de câncer de endométrio?

Quando pensamos em câncer, normalmente nos vêm à mente uma única doença. No entanto, existem vários tipos de câncer, dependendo do tipo histológico – que seria como uma espécie de “nome” e “sobrenome” do tumor. Ele é conhecido após a retirada de uma pequena amostra de tecido tumoral, também chamado de biópsia. A biópsia é extremamente importante pois mostra qual o subtipo do tumor e o seu comportamento, que pode ser mais ou menos agressivo.

Nos cânceres de endométrio, o tipo mais frequente é o carcinoma endometrioide, que, em geral, tem um comportamento menos agressivo e com menores chances de metástases – que é quando o tumor sai do local onde nasceu e cresce em outros lugares do corpo. Os tipos histológicos menos frequentes são o carcinoma seroso, o carcinoma de células claras, o carcinossarcoma e o carcinoma desdiferenciado. Estes costumam apresentar um comportamento mais agressivo.

Epidemiologia do câncer de endométrio 

O câncer de endométrio é um dos tipos de câncer ginecológicos mais comuns, sendo o sexto tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo todo. Sua incidência é maior em países desenvolvidos quando comparados com países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos devido a alguns fatores como hábitos de vida.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, ocorreram 6.540 casos novos no Brasil, em 2020. Esse valor corresponde a um risco estimado de 6,07 casos novos a cada 100 mil mulheres. Na Região Sudeste, que apresenta maior desenvolvimento econômico, o câncer de endométrio é o sexto mais incidente nas mulheres, com risco estimado de 7,45 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Referência: Instituto Nacional do Câncer. https://www.inca.gov.br/

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as notícias e novidades do portal EVA

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conteúdo Relacionado

Endométrio

Tratamento do Câncer de Endométrio

O câncer de endométrio é considerado inicial quando o tumor é diagnosticado apenas dentro do útero. Nestes casos, o tratamento padrão é a cirurgia, na