Tipos de câncer de vagina
Os principais tipos de câncer de vagina são:
- Carcinoma de células escamosas. O carcinoma de células escamosas da vagina se desenvolvem nas células que revestem a vagina, mais frequentemente na área mais próxima ao colo do útero, sendo o tipo mais comum representando cerca de 85% dos cânceres vaginais. Muitas vezes associado a infecção pelo vírus papiloma humano(ou HPV), assim como os tumores de colo de útero.
- Adenocarcinoma. O adenocarcinoma começa no tecido da glândula vaginal. Constitui cerca de 5% a 10% dos cânceres vaginais.
- Adenocarcinoma de células claras. Ocorre mais frequentemente em mulheres cujas mães tomaram o medicamento dietilestilbestrol (DES) durante a gravidez.
- Melanoma. Embora seja raro, o melanoma pode começar na vagina. O melanoma geralmente aparece como uma lesão de cor escura com bordas irregulares.
- Sarcomas. Existem vários tipos desses tumores raros que podem surgir na vagina. Pode aparecer durante a infância.
- Metástases de tumores de outros órgãos. Frequentemente os tumores malignos de vagina são metástases de tumores que nasceram em outros órgãos.
Epidemiologia, Fatores de Risco e Prevenção do câncer de vagina
O câncer vagina é um câncer incomum do sistema reprodutor feminino e ocorre mais frequentemente em mulheres ao redor dos 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Dentre os principais fatores de risco para o câncer de vagina temos:
- Papilomavírus humano (HPV). É um vírus transmitido por via sexual, e alguns tipos (cepas) de HPV estão relacionados a aparecimento de câncer de colo de útero, vulva e vagina. Existem vacinas disponíveis para proteção de algumas cepas de HPV, entre elas as cepas mais frequentemente associadas a câncer. Por se tratar de um vírus transmitido por via sexual, outros fatores de risco podem ser associados ao desenvolvimento dessa neoplasia como múltiplos parceiros sexuais e início precoce da atividade sexual.
- Fumar. Fumar tabaco pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver câncer vaginal.
- Câncer cervical. Mulheres que tiveram câncer do colo do útero ou condições pré-cancerosas do colo do útero têm um risco aumentado de câncer vaginal. Os fatores de risco para essas duas neoplasias são os mesmos.
- Dietilestilbestrol (DES). Mulheres cujas mães tomaram este medicamento, que é um hormônio, durante a gravidez têm um risco aumentado de adenocarcinoma de células claras da vagina. Essa neoplasia é mais comum em mulheres mais jovens, ao redor dos 20 anos.
Formas de prevenção incluem:
- Vacinação contra HPV.
- Exames ginecológicos regulares, com realização de papanicolaou.
- Evitar tabagismo.