Diagnóstico e Estadiamento do Câncer de Ovário Epitelial


Se houver suspeita de câncer de ovário, o médico deve avaliar a história da paciente, o exame físico e pode solicitar exames que o auxiliem no diagnóstico como:

  • Medida no sangue do marcador tumoral CA-125:  mede o nível da proteína CA-125 no sangue, que pode sinalizar a presença de células cancerígenas de ovário. No entanto, os níveis anormais podem também ser devido a outras condições.
  • Ultrassom transvaginal: em geral é o primeiro exame realizado. Pode ajudar a visualizar o tamanho dos ovários e quaisquer características suspeitas.
  • Tomografia computadorizada de abdome e pelve: ajuda o médico a determinar a localização, o tamanho do tumor, bem como revelar se outros órgãos estão afetados ou se os gânglios linfáticos estão aumentados.
  • Ressonância nuclear magnética de abdome e pelve: pode ser usada em combinação com outros testes como parte do processo de avaliação diagnóstica e pode ser útil quando o ultrassom ou tomografia são inconclusivos.
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET / CT): esta tecnologia às vezes é usada para ajudar no diagnóstico e avaliar se o câncer se espalhou para outros órgãos.
  • Raio-X ou tomografia de tórax: pode ajudar a determinar se o câncer se espalhou para os pulmões.
  • Teste genético: se o câncer de ovário for diagnosticado, o teste genético deve ser recomendado para determinar se uma paciente herdou genes e se tem mutações genéticas ligadas ao câncer de ovário.
  • Esta é um a informação importante para a paciente (do ponto de vista de tratamento) e seus familiares, que se apresentarem mutações genéticas devem ser acompanhados e submetidos aconselhamento genético familiar.

A melhor maneira de diagnosticar o câncer de ovário com certeza é por meio de cirurgia. Em alguns casos em que a cirurgia não é possível, é necessário um procedimento que faça a remoção de tecido com uma agulha, chamado de biópsia.

Após o diagnóstico, é possível avaliar o grau de disseminação da doença que é chamado de estadiamento. Existem quatro estágios de câncer de ovário, variando do estágio I (doença inicial) ao estágio IV (doença avançada).

Estágio 1 – O câncer de ovário está apenas nos ovários.

Estágio 2 – O câncer cresceu fora dos ovários e está crescendo dentro da pelve.

Estágio 3 – O câncer espalhou para fora da pelve, na cavidade abdominal ou nos linfonodos.

Estágio 4 – O câncer se espalhou para outros órgãos do corpo a alguma distância dos ovários, como o fígado ou os pulmões.

Parceiros

2024 - eva.org.br - Todos os direitos reservados.

Colabore


Chave Pix:

21.610.750/0001-55 (Associação Brasileira de Tumores Ginecológicos)

Busca na plataforma


Login







Seja Membro


A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.

Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.


O cadastro pode levar até 10 dias úteis para ser liberado mediante a análise.











Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado


Recuperação de senha