Fatores de Risco, prevenção, sinais e sintomas


Um dos fatores de risco é a ocorrência prévia de gravidez molar. Além disso, esta neoplasia possui predileção por extremos da idade reprodutiva, sendo o risco significativamente aumentado na idade superior a 35 anos e discretamente aumentado nas mulheres com menos de 20 anos.

Sinais e sintomas

A Neoplasia Trofoblástica Gestacional pode ocorrer após um aborto molar, um aborto habitual, uma gravidez ectópica ou mesmo após uma gestação a termo. Assim, deve-se estar atento a sinais de atraso menstrual e sangramentos anormais após qualquer gestação.

Diagnostico e estadiamento

O exame de gravidez (HCG) é o marcador mais importante para quem tem Neoplasia Trofoblástica Gestacional. É importante dizer que mulheres com tumor sem origem definida e em idade fértil, também devem fazer o teste de gravidez para surpreender uma possível Neoplasia Trofoblástica Gestacional.

A ultrassonografia obstétrica é indicada para avaliação de sinais típicos da mola hidatiforme, que juntamente com o exame positivo de gravidez definem o diagnóstico. Sempre que possível, deve ser realizada avaliação patológica de material retirado no esvaziamento uterino.

Antes de se iniciar o tratamento da Neoplasia Trofoblástica Gestacional, é indicada radiografia de tórax para identificar possíveis metástases pulmonares. Naqueles casos em que se demonstra a presença de metástases pulmonares, a ressonância nuclear magnética de abdome superior e crânio são necessárias. Estes exames permitem a determinação do estadiamento anatômico da doença (I, II, III ou IV) e deve-se proceder com a classificação do escore de risco da Organização Mundial de Saúde em baixo ou a alto risco para a resistência ao tratamento com um único agente quimioterápico.

Parceiros

2024 - eva.org.br - Todos os direitos reservados.

Colabore


Chave Pix:

21.610.750/0001-55 (Associação Brasileira de Tumores Ginecológicos)

Busca na plataforma


Login







Seja Membro


A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.

Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.


O cadastro pode levar até 10 dias úteis para ser liberado mediante a análise.











Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado


Recuperação de senha