O que é e tipos de Câncer de Endométrio


O que é endométrio?

O útero é o órgão reprodutor feminino, tem o tamanho próximo ao de uma pera e fica na região da pelve. Ele é oco e seu interior e é composto por três camadas; a sua camada mais interna é o endométrio. Além dele há o miométrio, que é uma camada muscular que permite ao útero aumentar durante a gestação e diminuir após o parto e a serosa, espécie de capa fininha que o envolve. É o endométrio que sofre alterações estruturais cíclicas durante o ciclo menstrual sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

O que é o câncer de endométrio? 

No câncer de endométrio, as células que começam a crescer desordenadamente, formando os tumores, são as células do endométrio. É um tipo de câncer frequente, que ocorre principalmente em mulheres após a menopausa e que normalmente está apenas no útero no momento do diagnóstico.

Quais são os tipos de câncer de endométrio?

Quando pensamos em câncer, normalmente nos vêm à mente uma única doença. No entanto, existem vários tipos de câncer, dependendo do tipo histológico – que seria como uma espécie de “nome” e “sobrenome” do tumor. Ele é conhecido após a retirada de uma pequena amostra de tecido tumoral, também chamado de biópsia. A biópsia é extremamente importante pois mostra qual o subtipo do tumor e o seu comportamento, que pode ser mais ou menos agressivo.

Nos cânceres de endométrio, o tipo mais frequente é o carcinoma endometrioide, que, em geral, tem um comportamento menos agressivo e com menores chances de metástases – que é quando o tumor sai do local onde nasceu e cresce em outros lugares do corpo. Os tipos histológicos menos frequentes são o carcinoma seroso, o carcinoma de células claras, o carcinossarcoma e o carcinoma desdiferenciado. Estes costumam apresentar um comportamento mais agressivo.

Epidemiologia do câncer de endométrio 

O câncer de endométrio é um dos tipos de câncer ginecológicos mais comuns, sendo o sexto tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo todo. Sua incidência é maior em países desenvolvidos quando comparados com países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos devido a alguns fatores como hábitos de vida.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, ocorreram 6.540 casos novos no Brasil, em 2020. Esse valor corresponde a um risco estimado de 6,07 casos novos a cada 100 mil mulheres. Na Região Sudeste, que apresenta maior desenvolvimento econômico, o câncer de endométrio é o sexto mais incidente nas mulheres, com risco estimado de 7,45 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Referência: Instituto Nacional do Câncer. https://www.inca.gov.br/

Escrito por:

Ilana Polegatto

Geórgia Cintra

Fabio F. O. Rodrigues

Rachelle Grazziotin Reisner

Rosane Oliveira Sant’Ana

Daniela de Freitas

Donato Callegaro Filho

Revisado por: Graziela Zibetti Dal Molin

2024 - eva.org.br - Todos os direitos reservados.

Busca na plataforma


Login







Seja Membro


A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.

Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.











Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado

Carregar arquivo (PDF, DOC, JPG ou PNG)
Nenhum arquivo selecionado


Recuperação de senha