O que é endométrio?
O útero é o órgão reprodutor feminino, tem o tamanho próximo ao de uma pera e fica na região da pelve. Ele é oco e seu interior e é composto por três camadas; a sua camada mais interna é o endométrio. Além dele há o miométrio, que é uma camada muscular que permite ao útero aumentar durante a gestação e diminuir após o parto e a serosa, espécie de capa fininha que o envolve. É o endométrio que sofre alterações estruturais cíclicas durante o ciclo menstrual sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.
O que é o câncer de endométrio?
No câncer de endométrio, as células que começam a crescer desordenadamente, formando os tumores, são as células do endométrio. É um tipo de câncer frequente, que ocorre principalmente em mulheres após a menopausa e que normalmente está apenas no útero no momento do diagnóstico.
Quais são os tipos de câncer de endométrio?
Quando pensamos em câncer, normalmente nos vêm à mente uma única doença. No entanto, existem vários tipos de câncer, dependendo do tipo histológico – que seria como uma espécie de “nome” e “sobrenome” do tumor. Ele é conhecido após a retirada de uma pequena amostra de tecido tumoral, também chamado de biópsia. A biópsia é extremamente importante pois mostra qual o subtipo do tumor e o seu comportamento, que pode ser mais ou menos agressivo.
Nos cânceres de endométrio, o tipo mais frequente é o carcinoma endometrioide, que, em geral, tem um comportamento menos agressivo e com menores chances de metástases – que é quando o tumor sai do local onde nasceu e cresce em outros lugares do corpo. Os tipos histológicos menos frequentes são o carcinoma seroso, o carcinoma de células claras, o carcinossarcoma e o carcinoma desdiferenciado. Estes costumam apresentar um comportamento mais agressivo.
Epidemiologia do câncer de endométrio
O câncer de endométrio é um dos tipos de câncer ginecológicos mais comuns, sendo o sexto tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo todo. Sua incidência é maior em países desenvolvidos quando comparados com países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos devido a alguns fatores como hábitos de vida.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, ocorreram 6.540 casos novos no Brasil, em 2020. Esse valor corresponde a um risco estimado de 6,07 casos novos a cada 100 mil mulheres. Na Região Sudeste, que apresenta maior desenvolvimento econômico, o câncer de endométrio é o sexto mais incidente nas mulheres, com risco estimado de 7,45 casos novos a cada 100 mil mulheres.
Referência: Instituto Nacional do Câncer. https://www.inca.gov.br/
Escrito por:
Ilana Polegatto
Geórgia Cintra
Fabio F. O. Rodrigues
Rachelle Grazziotin Reisner
Rosane Oliveira Sant’Ana
Daniela de Freitas
Donato Callegaro Filho
Revisado por: Graziela Zibetti Dal Molin
Chave Pix:
21.610.750/0001-55 (Associação Brasileira de Tumores Ginecológicos)
A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.
Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.
O cadastro pode levar até 10 dias úteis para ser liberado mediante a análise.