Diagnóstico
O primeiro passo para o diagnóstico é a uma avaliação médica completa para analisar os fatores de risco e os sintomas, assim como o exame físico ginecológico completo, incluindo a avaliação do tamanho, localização, extensão do tumor e dos linfonodos (também conhecidos como gânglios) inguinais (na região da virilha). Deve-se realizar o exame de vulvoscopia para suspeita de lesões microscópicas e direcionar biópsias destas áreas.
A biópsia é indispensável para confirmar o diagnóstico. Após o diagnóstico positivo para neoplasia de vulva, deve-se realizar exames de imagem para complementar a avaliação da extensão da doença dependendo dos achados ao exame físico.
Os estágios da doença são avaliados conforme o tamanho do tumor, a presença de comprometimento de linfonodos e a presença de metástases em outros órgãos distantes da vulva.
Os estágios do câncer de vulva são classificados de I a IV, conforme a tabela abaixo. Como regra geral, quanto maior o número, mas avançado é o câncer.
Chave Pix:
21.610.750/0001-55 (Associação Brasileira de Tumores Ginecológicos)
A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.
Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.
O cadastro pode levar até 10 dias úteis para ser liberado mediante a análise.