Escrito por:
Karime Kalil Machado
Mariana Scaranti
Nayara Greselle
Rafael Leite Nunes
Revisado por: Karime Kalil Machado
O que é o câncer de vulva
O câncer de vulva é uma doença maligna que além de crescimento local na vulva pode se espalhar para estruturas vizinhas ou a distância (metástases).
A vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos e inclui a abertura da vagina (vestíbulo), os grandes lábios (lábios externos), os pequenos lábios (lábios internos) e o clitóris. Anteriormente à vagina, os pequenos lábios se encontram para formar uma dobra ou um pequeno capuz de pele chamado prepúcio. O clitóris está abaixo do prepúcio. As glândulas de Bartholin encontram-se dentro da abertura da vagina, uma de cada lado, e produzem um fluido lubrificante.
Tipos de câncer de vulva
A maioria dos cânceres de vulva são derivados das células de revestimento, os carcinomas de células escamosas, que correspondem a 80% dos casos. Existem vários subtipos de carcinoma de células escamosas. O tipo queratinizante é o mais comum, geralmente se desenvolve em mulheres mais idosas (em geral em torno dos 70 anos) e não está relacionado à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). Já os tipos basalóide e verrucoso são menos comuns, são freqüentemente encontrados em mulheres mais jovens e são associados a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV). Outros subtipos de cânceres encontrados na vulva são mais raros e os principais são: melanoma, sarcoma, carcinoma basocelular e linfoma.
Epidemiologia do câncer de vulva
É um câncer raro. Representa aproximadamente 5% dos casos de tumores ginecológicos. As estimativas da American Cancer Society para o câncer vulvar nos Estados Unidos são cerca de 6.120 casos diagnosticados em 2021. Infelizmente, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) não dispõe estimativas para esta doença no Brasil.
Chave Pix:
21.610.750/0001-55 (Associação Brasileira de Tumores Ginecológicos)
A área de membros contempla conteúdos exclusivos para médicos e profissionais da área da saúde.
Para se cadastrar, você precisará anexar o documento do registro do conselho da sua respectiva profissão (exemplo: CRM, CRT, CRN, COREN, CREMESP, etc) + documento pessoal (RG ou CPF ou CNH) + comprovante de endereço.
O cadastro pode levar até 10 dias úteis para ser liberado mediante a análise.